Plain text é um termo de espionagem, refere-se a uma mensagem antes da criptografia ou após a descriptografia. Nesse projeto, que leva o mesmo título, Bogdanska reflete, em um contexto geopolítico mais amplo, sobre sua relação com o Líbano, onde viveu por oito anos. No Líbano a artista participou de uma rede de pessoas que se comunicava por mensagem de celular sobre assuntos relativos à segurança, como atentados, bombas entre outras situações de risco. Para tanto, retoma mensagens de texto com atualizações de segurança disparadas diariamente em seu celular. Mensagens que, supostamente a serviço da proteção da população, traziam informações sobre algo que aconteceu ou indicativos de algo que se espera que aconteça, impactando fortemente o clima social local. Bogdanska confronta essas mensagens com sua própria experiência e em diálogo com imagens tomadas de sua rotina pessoal, compondo um diário gossip & fiction. Contra narrativas que revelam um dispositivo de propaganda, tomado como ferramenta política, fomentando um medo calculado e estabelecendo zonas de perigo na cidade, conformando uma realidade manipulada, que oculta a que de fato retrata o país onde, em um cenário pós-conflito, as pessoas buscam reconquistar a paz.
PlainText is a spying term, it refers to a message before encryption or after decryption. In this project, which has the same title, Bogdanska reflects, in a broader geopolitical context, on her relationship with Lebanon where she lived for eight years. For this purpose, it resumes text messages with “security updates” bombed daily on your cell phone. Messages that, supposedly in the service of protecting the population, bring information about “something that happened” or indicative of “something that is expected to happen”. Bogdanska confronts these messages with her own experience and in dialogue with images taken from her routine, composing a gossip and fiction diary. Counter-narratives that reveal a propaganda device, taken as a political tool, fostering calculated fear and establishing danger zones in the city, shaping a manipulated reality that hides the one that portrays the country where, in a “post-conflict” scenario, people seek to regain peace.
www.martabogdanska.com
Polônia
18.11.2015, 10h59 ̶ SSCL ̶ Comitê de Proteção e Segurança do Líbano (confirmado) Beirute, Al Ghobayrieh; em 18 de novembro de 2015, às 11h50: Bloqueio de estrada e resposta de segurança em andamento em relação a veículo suspeito em Al Ghobayrieh. Operações de segurança altamente prováveis. Pessoal deve evitar a área.
07/08/2016, 12h08 ̶ Aviso de Segurança (Beirute): Em 07 de agosto de 2016, às 13h10. Pescadores estão bloqueando a estrada em frente ao Coral Beach Hotel, em Beirute, para denunciar a poluição do mar. Pessoal, evite a área.
26/05/2016, 13h53 ̶ Aviso de Segurança (Líbano): 26 de maio de 2016, às 14h30. Uma alegada ‘declaração’ circula em várias plataformas de mídia, sugerindo que a família Hyjayri está planejando atacar vans públicas que transportam passageiros na estrada que vai da embaixada do Kuwait a Baalbek ou Hermel. Aviso: há três dias, a família Hajayri matou um membro da família Hamieh em Baalbek e é provável que o acima exposto esteja relacionado a uma escalada nas tensões. No entanto, a equipe é desaconselhada ao uso de micro-ônibus entre Beirute e Baalbek/Hermel até que as tensões entre as duas famílias tenham sido aliviadas.
23/06/2016, 7h04 ̶ Aviso de Segurança (Beirute): Em 23 de junho de 2016, às 08h, uma demonstração organizada pelo sindicato de trabalhadores Electricité du Liban (EDL), está ocorrendo em frente à EDL Company em Mar Mikhael , para pressionar os prestadores de serviços a atender às suas demandas. Os trabalhadores farão protestos de advertência exigindo que o conselho de diretores da EDL tome uma decisão em 28 de junho; mais distúrbios civis não podem ser descartados. Pessoal para evitar a área.
18/11/2015, 15h03 ̶ Aviso de Segurança (N-Bekaa): Em 18 de novembro de 2015, às 16h. Labwe foi atingido por engano por dois projéteis do exército libanês enquanto bombardeava os arredores de Arsal. Nenhuma vítima relatada. Todo o pessoal deve evitar a área.
28/02/2016, 8h28 ̶ Segurança do norte SSCL ̶ Comitê de Proteção e Segurança do Líbano (Atualização) Beirute, 28 de fevereiro de 2016, às 09h15. Os apoiadores do Hezbollah bloquearam brevemente estradas com pneus queimados dentro e ao redor de Beirute na noite passada para protestar contra uma curta apresentação de vídeo transmitida pela MBC agradando o líder do Hezbollah Sayed Hassan Nasrallah. O LAF mobilizou-se pesadamente para evitar uma propagação dos protestos em outras regiões. As tensões ainda estão altas em algumas áreas. SSCL irá monitorar a situação e aconselhar conforme necessário.
16/11/2015, 20h14 ̶ Informações de segurança (Monte Líbano); em 16 de novembro de 2015, às 21h10 horas. O som de explosão que foi ouvido em Hazmieh resultou do estouro de um pneu de um caminhão que transportava vegetais.