O projeto TRANSVERSAL – Circuito de Imagens no Espaço Urbano tem por objetivo ampliar a experiência da imagem poética inserida no corpo da cidade, atravessando suas complexidades e modelos de visualidade, passando a fazer parte do cotidiano de sua população.
O conceito do projeto se baseia na ideia de transversalidade vinda da Geometria, onde uma linha transversal é aquela que atravessa outros sistemas de linhas, corta o espaço, gerando uma infinidade de possíveis ângulos e conexões, antes inexistentes, entre as entidades envolvidas nessa relação.
Nesse sentido, a iniciativa reforça o potencial de espaços públicos como parques e praças – destinados tradicionalmente ao lazer, sociabilidade e preservação ambiental – como plataformas para exibição e compartilhamento de trabalhos de arte, promovendo o estímulo à reflexão crítica por meio da imagem.
Em sua primeira edição o Transversal irá realizar uma exposição ao ar livre composta por 36 obras, impressas em grandes formatos, de artistas internacionais e brasileiros – Luis Arturo Aguerre, Namsa Leuba, O Zhang, Paulo Nazareth, Ruud Van Empel e coletivo Trema – com o objetivo de discutir como o retrato pode influenciar a construção das diferentes noções de identidade, modelos de percepção sobre o outro e sobre nós mesmos.
Deslocando a produção contemporânea da imagem para para o Parque Municipal de Belo Horizonte a exposição dialoga mais diretamente com a dinâmica da vida urbana, criando outras possíveis conexões e linhas de força entre a cidade, sua população e as poéticas visuais.